Revista "Humanística e Teologia - junho 2017"

Questão da Eutanásia na revista “Humanística e Teologia”

O recente número da revista da revista da Faculdade de Teologia no Porto versa sobre a questão da eutanásia. A actualidade da questão é evidente, tendo em conta o debate existente na sociedade portuguesa.
Entrar neste debate, por parte da universidade, é um risco assumido de forma advertida. A actualidade é sempre contingente e fragmentária. O debate sobre a eutanásia revela-se particularmente ambíguo e necessitado de clarificação. A teologia, porém, não pode ter medo de descer ao quotidiano nem pode refugiar-se naquele que já é sabido. Compete-lhe também iluminar o presente, com os riscos que essa opção comporta.
Por isso, colocamos a questão em cima da mesa e pretendemos dar um contributo filosófico, bíblico, patrístico, espiritual e moral sobre o assunto. As pessoas interessadas encontrarão aqui uma visão plural, ou sinfónica como deve ser a teologia. Esta é um saber que olha o passado da Escritura e da Tradição eclesial e o confronta com o presenta da vida do povo de Deus e da sociedade em que nos é dado viver.
Ora, em Portugal, temos entre mãos o debate sobre o sentido da vida no seu termo e sobre o melhor modo de viver os últimos momentos. É impossível não ter em conta o drama de muitas preferências axiológicas, éticas e morais que nos criam dificuldade e interrogações. Há mesmo em cima da mesa a possibilidade de vir a despenalizar a eutanásia.
Conhecemos a norma moral da Igreja, uma norma que proíbe a eutanásia, mas o nosso ponto de vista é mais do que afirmar a norma. É iluminar o sentido da morte e esperar dessa luz a possibilidade de uma regulação respeitadora daquilo que são as exigências morais para viver os últimos momentos.
Esperamos que o contributo da teologia possa ser frutuoso para serenar a confrontação e para aproximar os diversos pontos de vista. Afinar, a tarefa de viver é a única que pode fundar uma cidadania assente na liberdade responsável e crítica.
O tema é tratado do ponto de vista bíblico (Mário Sousa), patrístico (Alexandre Duarte), da antiguidade clássica (Martinho Soares), filosófico (Manuela Brito Martins e Florinda Martins), teológico (José Angélico), literário (José Rui Teixeira), moral (Jorge Cunha). A abrir encontra-se uma clarividente entrevista do Diego Gracia, o mais relevante bioeticista da actualidade.
A perspectiva geral do volume pretende justificar a norma para as práticas médicas e culturais que acompanham o morrer humano, colocando-se num horizonte que pretende passar da morte evitada na cultura de hoje, à morte vivida, segunda a antropologia e a pastoral cristã.

Secção 1 – Dossiê

1.0. Jorge Teixeira da Cunha
Entrevista sobre eutanásia com o Prof. Doutor Diego Gracia
1.1. Martinho Soares
Eutanásia e suicídio na cultura clássica greco-romana
1.2. Maria Manuela Brito Martins
Da reflexão filosófica sobre a morte à questão da eutanásia
1.3. Mário Sousa
Poderá a morte ser «boa»? A eutanásia à luz da Sagrada Escritura
1.4. Alexandre Freire Duarte
Um pouco de luz sobre quatro sombras esbatidas – A morte, o martírio, o suicídio e a “eutanásia” nos Padres da Igreja
1.5. José Pedro Lopes Angélico
A morte como lugar de revelação e a esperança cristã
1.6. José Rui Teixeira
Deus, a morte e um povo suicida – O caso exemplar de Manuel Laranjeira
1.7. Florinda Martins
Eutanásia – Fenomenalidade de O Amor de Si na relação com argumentos médicos e teológicos
1.8. Jorge Cunha
Os cristãos e a eutanásia – Sentido e conteúdo de uma proibição moral

Secção 2 – Vária

2.1. José Acácio Castro
Pierangelo Sequeri e o primado da dimensão simbólica na Estética
2.2. Janilce Silva Praseres
Corpo e movimento em Maine de Biran: uma leitura henryana
2.3. Renato Garibaldi Mauri, Érica da Silva Martins, Matheus Mariano da Silva
A alteridade através de Michel Henry
2.4. Adélio Fernando Abreu
Fátima: Das visões dos pastorinhos à visão cristã – Uma apresentação

Secção 3 – Bibliografia

3.1. Recensões
3.2. Revistas Recebidas

A assinatura da revista, pelo preço de 30 € para dois números anuais, pode ser realizada para o seguinte endereço:

Revista Humanística e Teologia
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Rua Diogo Botelho, 136 | 14169-005 Porto

Tel. 22 619 62 71 | Fax. 22 619 62 911 | mail humanteol@porto.ucp.pt.