Formação Contínua

PLANO DE FORMAÇÃO 2019/2020

ACÇÕES INSERIDAS NO PLANO DE FORMAÇÃO:

Nome do Ação Docente Datas de realização Taxa de inscrição Metodologia Formulário de inscrição

EMRC e as novas linguagens curriculares

Registo: CCPFC/ACC-102230/19,

Nº de horas acreditadas: 25

LOCAL de FORMAÇÃO: BRANGANÇA

Carlos Manuel Meneses Moreira CRONOGRAMA 60€ / 20€* b-learning Link de Inscrição
EMRC e as novas linguagens curriculares

Registo: CCPFC/ACC-102230/19,

Nº de horas acreditadas: 25

Carlos Manuel Meneses Moreira

3 Sessões presenciais de 4 horas (09.00h 13.00h) – 14/09/2019; 28/09/2019; 12/10/2019

4 Sessões síncronas de uma 1 hora: 18/09/2019; 25/09/2019; 02/10/2019; 09/10/2019

4 Sessões assíncronas de 1 hora a serem geridas autonomamente pelos formandos

1 sessão assíncrona de 5 horas para produção autónoma de um produto final que mobilize competências adquiridas (16/10/2019)

Duração: 25h

60€ / 20€* b-learning Link de Inscrição

* NOTA: "Para os docentes de EMRC pertencentes ao agrupamento 290 esta ação de formação é apoiada pelos Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, e pela Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã. Para os restantes docentes dos demais agrupamentos, o valor é de 60 euros".

DESTINATÁRIOS:

- Professores de EMRC (grupo 290)

 

Critérios de avaliação para as ações b-learning:

Os formandos serão avaliados tendo como referência os seguintes indicadores:

  1. Volume e qualidade de acesso e de comunicação online - 5%;
  2.  Qualidade científico-pedagógica das intervenções - 5%;
  3. Realização das atividades propostas - 15%;
  4. Produção de materiais e recursos relevantes - 15%;
  5. Realização de um produto final que mobilize competências adquiridas – 60%

A avaliação quantitativa dos formandos terá uma classificação de 1 a 10, em que: 9 a 10 valores – Excelente; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 5 a 6,4 valores – Regular; 1 a 4,9 valores – Insuficiente.

 

Critérios de avaliação para as ações presenciais:

Os formandos serão avaliados tendo como referência os seguintes indicadores:

  1. Assiduidade (nos termos do RJFCP) e pontualidade – 20%;
  2. Participação e pertinência das intervenções - 20%;
  3. Realização de um trabalho - 60%.

A avaliação quantitativa dos formandos terá uma classificação de 1 a 10, em que: 9 a 10 valores – Excelente; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 5 a 6,4 valores – Regular; 1 a 4,9 valores – Insuficiente.

 

Nome do Ação

Docente

Datas de realização

Taxa de inscrição

Metodologia

Formulário de inscrição

Sala de aula Interativa.

A aula de EMRC como espaço de inovação pedagógica.

Registo: CCPFC/ACC-104150/19,

Nº de horas acreditadas: 30 (15h presenciais + 15h trabalho autonomo)

Luís Miguel da Silva Gonçalves

28 de setembro: 9:30-13:00 | 14:00 - 16:30

09 de novembro: 9:30-13:00 | 14:00 - 16:30

30 de novembro: 09:00 - 11:00

60€ / 20€*
 

Presencial

Link de Inscrição

* NOTA: "Para os docentes de EMRC pertencentes ao agrupamento 290 esta ação de formação é apoiada pelos Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, e pela Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã. Para os restantes docentes dos demais agrupamentos, o valor é de 60 euros".

DESTINATÁRIOS:

- Professores de EMRC (Grupo290) dos Ensinos Básico e Secundário

Critérios de avaliação:

Os formandos serão avaliados tendo como referência os seguintes indicadores:

  1. Participação nas sessões presenciais (25%): tem em conta, de modo integrado, a qualidade científico-pedagógica das intervenções e a realização individual ou em grupo das atividades propostas;
  2. Produção e aplicação de materiais e recursos relevantes ao nível etário dos alunos (60%): a concretizar em trabalho autónomo, tem em conta, de modo integrado a produção de materiais e recursos relevantes, a aplicação correta em contexto de sala de aula e a adequação ao nível etário dos alunos a quem se destinam as atividades;
  3. Relatório crítico (15%): num relatório de reflexão de natureza pedagógica e deve incluir uma reflexão crítica sobre a ação e a intervenção educativa, de acordo com a realidade concreta de cada formando, contemplando os seguintes tópicos o relato das atividades desenvolvidas, a aplicabilidade e impacto na prática docente e autoavaliação;

A avaliação quantitativa dos formandos terá uma classificação de 1 a 10, em que: 9 a 10 valores – Excelente; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 5 a 6,4 valores – Regular; 1 a 4,9 valores – Insuficiente.

 

Nome do Ação

Docente

Datas de realização

Taxa de inscrição

Metodologia

Formulário de inscrição

Cidadania e Desenvolvimento: da Estratégia de Escola à Aprendizagem por Projeto

Registo: CCPFC/ACC-104379/1,

Nº de horas acreditadas: 60

Luís Miguel da Silva Gonçalves

Sessões Presenciais:

19 de outubro: 09:30 - 12:30 | 14:00 - 16:00

30 de novembro: 11:30 - 13:30 | 14:30 - 17:30

11 de janeiro:  09:30 - 12:30 | 14:00 - 16:00

 

Sessões a Distância (assíncronas):

16 a 22 de novembro (3 horas)

23 a 29 de novembro (3 horas)

07 a 13 de dezembro (3 horas)

14 a 20 de dezembro (3 horas)

12 a 19 de janeiro (3 horas)

60€ / 20€*

b-learning

Link de Inscrição

* NOTA: "Para os docentes de EMRC pertencentes ao agrupamento 290 esta ação de formação é apoiada pelos Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, e pela Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã. Para os restantes docentes dos demais agrupamentos, o valor é de 60 euros".

DESTINATÁRIOS:

- Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário

NOTA: Esta oficina releva para a Dimensão Científico-Pedagógica dos Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania, independentemente do Grupo de Recrutamento.

Critérios de avaliação:

Os formandos serão avaliados tendo como referência os seguintes indicadores:

  1. Participação nas sessões presenciais (20%): tem em conta, de modo integrado, a qualidade científico-pedagógica das intervenções e a realização individual ou em grupo das atividades propostas;
  2. Participação nas sessões de Ensino a Distância (20%): tem em conta, de modo integrado, a qualidade científico-pedagógica das intervenções nos fóruns (5%) e a realização individual dos testes de avaliação online (15%);
  3. Produção e aplicação de materiais e recursos relevantes ao nível etário dos alunos (45%): a concretizar em trabalho autónomo, tendo em conta, de modo integrado a produção de materiais e recursos relevantes, a aplicação correta em contexto de sala de aula e a adequação ao nível etário dos alunos a quem se destinam as atividades;
  4. Relatório crítico (15%): num relatório de reflexão de natureza pedagógica e deve incluir uma reflexão crítica sobre a ação e a intervenção educativa, de acordo com a realidade concreta de cada formando, contemplando os seguintes tópicos o relato das atividades desenvolvidas, a aplicabilidade e impacto na prática docente e autoavaliação.

 

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES:
Estudos Avançados e Formação
Engª Cristina Crava | Drª Sara Miranda
Tel: 22 619 62 43 / 02
Email: formacao.avancada@porto.ucp.pt