CEHR.Porto - Ciclo de Cinema Religioso 2019-2020: "Religião e sociedade: do conflito à liberdade"

No curso da história, como aliás no presente, o fenómeno religioso é muitas vezes associado a conflito e violência, instrumentalizado por impulsos individuais e de grupo que justificam pela pertença religiosa as rivalidades, fazem da diferença ocasião de desencontro e divisão ou atribuem ao divino contornos de opressão. A relação do homem com Deus e os referentes religiosos das sociedades e culturas são, contudo, outras tantas vezes, fermento de paz e reconciliação entre os homens e oportunidade para que se exprimam palavras e realizem gestos em favor da liberdade e da dignidade humana. O cinema e o documentário podem exprimir estas dinâmicas, em tempos, geografias e sociedades diversas. Assim acontece com aqueles filmes que escolhemos para integrar o ciclo de 2019 sob o tema “Religião e sociedade: do conflito à liberdade”.

O presente ciclo constará de oito filmes, a que corresponderão outras tantas sessões, a ter lugar entre maio de 2019 e janeiro de 2020: três sessões entre maio e julho e cinco sessões entre setembro e dezembro, sempre à segunda-feira, às 21h30, nas datas indicadas no Programa (ver abaixo). Estas sessões terão lugar nas Paróquias do Divino Salvador de Lavra e de São Mamede de Perafita (concelho de Matosinhos), alternadamente, conforme quadro abaixo, constituindo-se estas como Entidades Parceiras do CEHR.Porto nesta iniciativa.

Todas as sessões serão precedidas de uma breve introdução/apresentação geral do filme respetivo, a cargo de um comentador convidado para o efeito, e finalizadas com um tempo de diálogo-debate entre este e os participantes.

Entrada Livre

Eis, em resumo, o Programa calendário das sessões:

Data Título Realizador Ano Comentador LOCAL
6 de maio 2019 O pequeno mundo de Don Camillo Julien Duvivier 1952 Francesco Renzi
(CEHR-UCP)
Centro Paroquial de Lavra
3 de junho 2019 Feliz Natal Christian Carion 2005 Luís Carlos Amaral
(FLUP; CITCEM-UP; CEHR-UCP)
Salão Paroquial de Perafita
1 de julho 2019 12 anos de escravidão Steve McQueen 2013 Alexandre Duarte
(CEHR-UCP)
Centro Paroquial de Lavra
9 de setembro 2019 À luz do sol Roberto Faenza 2005 José M. Pacheco Gonçalves (Diocese do Porto) Salão Paroquial de Perafita
7 de outubro 2019 Em nome do Pai Jim Sheridan 1993 José Pedro Angélico
(FT-UCP; CITER-UCP)
Centro Paroquial de Lavra
11 de novembro 2019 Terra e Liberdade Ken Loach 1995 Luís Leal
(CEHR-UCP)
Salão Paroquial de Perafita
2 de dezembro 2019 De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens: António Ferreira Gomes Pedro Clérigo 2012 Emanuel Brandão
(Diocese do Porto)
Centro Paroquial de Lavra
13 de janeiro 2020 Papa Francisco, um homem de palavra Wim Wenders 2018 Adélio Fernando Abreu
(FT-UCP; CEHR-UCP)
Salão Paroquial de Perafita

 

Ver cartaz »»»