Pós-Graduação em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º ciclo

PrintPrint
Corpo Docente: 

Maria do Céu Roldão
É licenciada em História pela Universidade de Lisboa, doutorada em Educação (na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular) pela Simon Fraser University, Vancouver, Canadá, e Agregada em Educação pela Universidade de Aveiro. É, desde fevereiro de 2011, Professora Associada Convidada da Universidade Católica Portuguesa, onde assegura docência pós-graduada e orientação de investigação de doutorandos, incluindo coorientação de uma investigadora da PUC-S. Paulo, que desenvolveu um semestre na FEP no ano transato.

 

Mariana Negrão
Doutorada pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho, na especialização de Psicologia Clínica, é assistente da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica Porto desde 2006. É também Psicóloga responsável pela avaliação e acompanhamento de crianças, adolescentes e pais. É formadora em diversas áreas e elemento da equipa de vários projetos de investigação nas áreas da Gravidez e Parentalidade. É coordenadora do "Aprender a Educar" (Pais, Professores e Profissionais), da FAPSI - Formação Avançada em Psicologia, e da Extensão Universitária.

 

Carlos Manuel Meneses Moreira
Doutorando em Teologia, 2º grau canónico em Teologia, mestre em Ciências Religiosas, licenciado em Teologia, assistente convidado da Faculdade de Teologia da UCP, onde lecionada a unidade curricular de Didática Específica de EMRC, Professor de EMRC – QZP – Agrupamento de Alfena, Formador registado pelo CCPFC de Professores na área de Didática Específica, membro do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

 

Isabel Baptista
Doutorada em Filosofia e mestre em Filosofia de Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é professora associada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. É diretora das revistas “A Página da Educação” e “Cadernos de Pedagogia Social”. É presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Educação e Psicologia.

 

Luís Miguel Gonçalves
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de estudos Portugueses e Franceses (Ramo de Formação Educacional), pela Universidade de Coimbra. Realizou os seus estudos em Ciências Religiosas na UCP, onde concluiu o Curso de Habilitação Pedagógica Complementar com vista à obtenção da Habilitação Profissional para a docência de EMRC, disciplina que leciona desde 2003. É mestre em Gestão da Formação e Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com a dissertação “A EMRC na Escola Pública na Diocese de Coimbra. Perceção de alunos sobre a Relevância da Disciplina e o Perfil do Professor”. Leciona EMRC no 1º Ciclo do Ensino Básico desde 2005, sendo um dos primeiros docentes do país a trabalhar com este nível de ensino de forma sistemática e continuada. Tem desenvolvido de ações de formação continua para docentes de EMRC, no Centro de Formação Contínua da UCP, no Porto.

 

José Carlos Carvalho
Doutorado em Teologia Bíblica pela UCP em 2007, é professor auxiliar da Faculdade de Teologia e membro do Conselho Científico da mesma Faculdade desde 2010. É igualmente membro da Sociedade Científica da UCP.

 

Bernardo d'Almeida
Licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional, na Universidade Nova de Lisboa, e em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Completou o Mestrado no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, e o Doutoramento, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi aluno Erasmus na Universidade de Nantes e estudou no Instituto Biblicum de Jerusalém e na Divinity School da Universidade de Chicago. É professor auxiliar da Faculdade de Teologia da UCP.