Pós-Graduação em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º ciclo

PrintPrint

“A Fundação Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) apoia o pagamento das propinas a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica profissionalizados e em exercício de funções."

A Pós-Graduação está Acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação contínua, na modalidade de Curso de Formação | Registo: CCPFC/ACC-92636/17, Nº Créditos: 6

Ver folheto do curso »»

ENQUADRAMENTO

O curso de Pós-Graduação em Ensino de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no 1º Ciclo visa a formação especializada de professores de EMRC nesta área específica.

Esta Pós-Graduação procura articular-se com o perfil e desempenhos profissionais esperados de um professor de EMRC em situação de ensino/aprendizagem com os alunos do 1º Ciclo. No sentido do desenvolvimento de competências profissionais específicas, organizou-se um curso que tem em vista a eficácia do desempenho numa perspetiva pró-ativa no exercício profissional. Tal significa capacitar os formandos com os conhecimentos essenciais e as ferramentas pedagógicas necessárias à docência no 1º Ciclo, no campo da EMRC, proporcionando-lhes uma formação que lhes permita confrontarem-se e encararem profissionalmente os desafios inerentes ao ensino nesta área. Assim, valoriza-se uma formação que permita a aplicação de aspetos teóricos inerentes à sua prática profissional, incidindo prevalentemente sobre a práxis letiva, de modo a contribuir para a sua melhoria.

JUSTIFICAÇÃO

A oferta de formação especializada em Ensino de EMRC no 1º Ciclo para os profissionais da área tem sido insuficiente e, frequentemente, orientada sobretudo para outros ciclos de ensino. Assim se justifica a criação de uma Pós-Graduação que permita aferir e afinar a formação inicial dos docentes, procurando dar respostas aos desafios cada vez mais prementes do ensino da EMRC, tendencialmente crescente, naquele Ciclo de escolaridade, como mostram os dados mais recentes disponibilizados pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Porto, para a referida diocese.

OBJETIVOS

• Formar, a nível pós-graduado, professores de EMRC ao nível da ação profissional específica em contexto do 1º Ciclo.
  • Capacitar os formandos para uma maior compreensão das singularidades do exercício da ação educativa em contexto do ensino da EMRC no 1º Ciclo.
  • Contribuir para a reflexão e transformação dos formandos ao nível de conhecimentos, atitudes e valores de uma educação religiosa em contexto escolar no 1º Ciclo.

VAGAS

MODELO PEDAGÓGICO

A metodologia a adotar em cada uma das Unidades Curriculares é da responsabilidade dos respetivos docentes, devendo ser seguidas, contudo, as orientações do modelo pedagógico global da Pós-Graduação. Esse modelo pedagógico baseia-se, essencialmente, num tipo de formação que assenta em casos e situações extraídos do processo de ensino/aprendizagem de EMRC, que permitam a aplicação dos aspetos teóricos através de exemplos/simulações, bem como a organização de informação conducente à reflexão teórica.

MODELO DE AVALIAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE ECTS

Os alunos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores em cada uma das Unidades Curriculares que fazem parte do plano de estudos, mediante os instrumentos de avaliação que venham a ser definidos pelos docentes das referidas unidades curriculares. Estes instrumentos de avaliação deverão ser coerentes com os objetivos e com as metodologias de ensino a desenvolver nesta Pós-Graduação, devendo esta coerência estar devidamente explícita nas fichas de caracterização das diversas unidades curriculares, a preencher pelos docentes responsáveis pelas mesmas e a validar pela coordenação científica do curso.

A atribuição de ECTS segue o previsto no art.º 5 do DL 42/2005, de 22 de fevereiro, bem como as regras sobre atribuição de ECTS definidas no Despacho da Reitoria da Universidade Católica Portuguesa com a referência R/0351/2012, expedido a 23 de fevereiro de 2012.

Assim, e de acordo com os documentos suprarreferidos, é atribuído 1 ECTS por cada 26h de trabalho, sendo que para este cálculo são consideradas, conforme a legislação supra mencionada, todas as formas de trabalho previstas.

As horas de trabalho autónomo foram calculadas, tendo por base uma estimativa das horas de trabalho que cada aluno necessitará de dedicar a atividades de estudo, investigação, trabalhos e projetos (cf. Art.º 5 do DL 42/2005, de 22 de fevereiro).

Área de Estudos:
Teologia
Grau de Ensino:
Pós Graduação
Campus:
Campus Foz
Destinatários:
  • Prioritariamente, destina-se aos professores de EMRC que exerçam a sua profissão no ensino oficial estatal e no ensino particular e/ou cooperativo.
  • Eventualmente, pode abrir-se a outros professores, com formação inicial no ensino de EMRC ou mesmo em Educação Moral e Religiosa de qualquer confissão religiosa, que não se encontrem em exercício efetivo de funções.
Coordenação:

José Carlos Carvalho e Carlos Meneses