Encontro de docentes de Teologia da Católica Porto e da Univ. Pontifícia de Salamanca

Decorreu no dia 8 de junho, segunda-feira, no Centro Regional do Porto, um encontro de docentes das Faculdades de Teologia da Católica Porto e a Universidade Pontifícia de Salamanca, tendo em vista um melhor conhecimento recíproco e a perspetiva de colaboração futura. Estiveram presentes 12 professores de Salamanca e 17 do Porto. Também participaram dois professores de Braga e, a partir de meio da manhã, o diretor nacional da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, Prof. João Lourenço.

A iniciativa começou com um encontro institucional de professores, em que, após a apresentação de todos, os diretores de Salamanca e do Porto, professores Jacinto Nuñez Regodón e Adélio Fernando Abreu respetivamente, apresentaram as estruturas das suas Faculdades, os seus programas e os seus recursos mais significativos.

Depois de um breve intervalo, realizou-se uma mesa-redonda, moderada pelo Prof. Jorge Cunha, aberta à comunidade académica e ao público em geral, sobre as relações entre a exegese e o dogma. Intervieram os professores Gonzalo Tejerina Arias de Salamanca, a partir da teologia dogmática, e Bernardo d’Almeida do Porto, a partir da teologia bíblica. Seguiu um vivo diálogo entre os participantes, concluído com uma breve intervenção do Prof. João Lourenço.

Ao meio-dia D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, presidiu à Eucaristia. Na homilia, a partir da Palavra de Deus da liturgia do dia, ofereceu oportunas reflexões sobre a tarefa do teólogo no marco da fé eclesial.

O encontro encerrou-se com o almoço no restaurante da Universidade, que proporcionou também um momento de convívio entre todos.