Colóquio Internacional “Um poder entre poderes. Nos 900 anos da restauração da Diocese do Porto e da construção do Cabido Portucalense”

Concretizada entre 1112 e 1114, a restauração definitiva da Diocese do Porto integra-se numa conjuntura muito particular que, desde as últimas décadas do século XI, vinha a promover uma considerável alteração do quadro político e eclesiástico do Noroeste hispânico. A relativa proximidade que então se verificava entre os prelados D. Maurício de Braga e D. Diogo Gelmires de Santiago facilitou a eleição de D. Hugo, devotado arcediago compostelano, para a cátedra portucalense. Iniciava-se desta forma um longo processo de reorganização que acabou por se entrelaçar com o próprio processo da formação do reino de Portugal e da construção de uma Igreja portuguesa. É precisamente este complexo e alargado cenário histórico que o presente colóquio pretende abordar através das intervenções e estudos de especialistas nacionais e estrangeiros.

Realiza-se nos dias 17 e 18 de outubro, no Seminário Maior de Nª Sª da Conceição, estando a organização a cargo do Cabido da Sé Catedral do Porto, do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição e do CEHR - Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Programa disponível aqui