Atividades recentes do docente Manuel Lázaro Pulido

Manuel Lázaro Pulido, docente da Faculdade de Teologia e Investigador do CEFi na área do Pensamento Português, especialmente na linha de investigação da Historia do Pensamento Filosófico-Teológico na Península Ibérica da Idade Média até a Modernidade, teve recentemente as seguintes atividades:

• participa no Colóquio "Leibniz et les philosophies antiques et médiévales", organizado pelo Centre d’Etudes Cartésiennes de l’Université Paris-Sorbonne em parceria com o Centro di Studi su Descartes et le Seicento de l’Università del Salento de Lecce, e com a ajuda da IUF (Centre Léon Robin), do Centre d’études leibniziennes e da UFR de philosophie de Paris-Sorbonne. O colóquio decorre nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro de 2017 na Fondation Singer-Polignac, em Paris (França).

• organizou o Workshop "La problemática del uso, dominio y propiedad en el pensamiento barroco. Análisis y proyecciones", realizado no dia 7 de dezembro de 2016, em Madrid. O Workshop foi organizado pelo CEFi - Universidade Católica Portuguesa, C.R. Porto, o CEDEU - Centro de Estudos Universitarios da Universidad Rey Juan Carlos de Madrid e pela Universidad de Navarra.
  • apresentou na livraria de Madrid Marcial Pons, no dia 29 de Setembro de 2016, o livro do qual é o co-editor intitulado Pensar La Edad Media Cristiana: La Querella del Imperio y el Pensamiento político XIV-XV… (y otros estudios), Madrid, Sindéresis (Colección Biblioteca Humanidades Salmanticensis, 5 Serie Filosofia 5). Esta colecção é avaliada pelo Departamento de Filosofía, Lógica y Estética da Universidad de Salamanca. O livro é co-editado com o professor de Filosofia Medieval da Universidade Complutense de Madrid Francisco León Florido e a professora-tutora  da Universidad de Educación a Distancia – UNED Mª Isabel Beltrá Villaseñor.
  • participou com a Conferência "Vitoria y Alfonso de Castro: Lenguaje del entendimiento y lenguaje de la voluntad en torno a la ley" e como membro do Comité Científico Consultivo nas XI Jornadas Internacionales De Iustitia et Iure: Lenguajes del Pensar Medieval y Renacentista, organizadas pela Universidad Católica Argentina (Facultad de Derecho, Programa de Filosofía Práctica Medieval y Cátedra Ley Natural) e a Universidad de Navarra (Línea de investigación de Pensamiento Clásico Español de la Facultad de Filosofía). Celebrado em Buenos Aires (Argentina). 22 al 24 de agosto de 2016.
  • publicou o libro Pasiones y virtudes en la época del Greco, Barañáin, Eunsa, (Colección de Pensamiento Medieval y Renacentista, 162), 2016, 57-98, ISBN: 978-84-313-3135-1. Foi co-editado com o professor catedrático da Universidade de Salamanca José Luis Fuertes e a professora da Universidade de Navarra Mª Idoya Zorroza.
  • nomeado Professor Investigador Associado da Universidade Bernardo O'Higgins de Santiago em Chile.
  • nomeado membro do Conselho Científico Assessor do Instituto de Pensamiento Iberoamericano – IPI da Universidad Pontificia de Salamanca. O IPI, criado no ano 1981, pertence a Faculdade de Filosofia da Universidad Pontificia de Salamanca e têm como missão favorecer as relações do pensamento entre Espanha, Portugal e América. Favorece o pensamento iberoamericano, o conhecimento e a comunicação deste pensamento.
  • nomeado Investigador do Instituto Assessor do Instituto de Estudios Hispánicos en la Modernidad - Institut d'Estudis Hispànics en la Modernitat (IEHM) — da Universidad de las Islas Baleares (Universitat des Illes Balears) em Espanha. O IEHM é um Instituto de Investigação interdisciplinar especializado no pensamento do Século de Oro e o barroco na Península Ibérica.
  • contratado pela Research Executive Agency da Comissão Europeia como Perito para avaliar propostas no programa H2020-MSCA-IF-2016 (Marie Sklodowska-Curie 2016-2017).