Apresentação da obra "As Línguas do texto bíblico. 23 séculos de traduções"

30-03-2017 10:00

   

 

 A apresentação do 1.º vol. da Colectânea "A Bíblia em Portugal", com
 o título é "As Línguas do texto bíblico. 23 Séculos de traduções", do
 Doutor Herculano Alves, será realizada pelo Prof. Doutor José Carlos
 Carvalho, docente da Faculdade de Teologia.

 

 

 Entrada livre.

 

“… O vasto e sólido trabalho de Frei Herculano Alves intitula-se propriamente A Bíblia em Portugal. Da sua recolha retiramos a prova dum culto e duma cultura essenciais e marcantes para o que somos como povo, mais lembrado ou mais esquecido disso mesmo. Muito antes de sermos geralmente alfabetizados e letrados, o que só pouco a pouco vamos sendo, fomos “bíblicos” pelo que escutámos e repetimos, com maior ou menor fidelidade. A escrita, por fim, fixou o relato. Mas antes, muito antes, relatados fomos e nos fizemos, na compreensão bíblica da vida, da morte e da esperança, próprias e alheias.

Agradeço a Frei Herculano Alves a pesquisa, a sistematização e a oferta da história bíblica, como foi contada, traduzida e transcrita em português. Ficamos inteirados e esclarecidos do que fomos. Como eco duma palavra ouvida.
Muito obrigado ao autor, por também nos dizer assim.” 
 
Manuel Clemente
Cardeal-Patriarca de Lisboa
 
 
 
“… A publicação desta série de volumes dedicados à Bíblia e à sua receção, em particular na cultura portuguesa na sua longa duração, é um contributo relevantíssimo para o conhecimento do papel modelador dos livros bíblicos na definição e compreensão do que somos e de como nos vemos.
Podemos mesmo afirmar que esta era uma obra que faltava no universo da nossa investigação cultural, para ajudar a colmatar lacunas graves no domínio do conhecimento sistemático das relações entre religião e cultura, onde a Bíblia tem um lugar central.
Não exageraremos se classificarmos esta edição do conhecimento sistemático sobre a influência modeladora da Bíblia no nosso país como um acontecimento cultural do maior significado…”
 
Excerto do Prefácio de José Eduardo Franco
Professor Catedrático Convidado da Universidade Aberta         
 
 
Faculdade de Teologia
Sala EC105
Campus Foz