Tradição e Modernidade

O Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano teve a sua 1ª edição em 2004, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, por iniciativa de investigadores do Grupo “Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano” desse instituição e por membros do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Ao longo dos anos este encontro reuniu centenas de investigadores dos dois lados do Atlântico, que se dedicam aos estudos da História Intelectual e História dos Intelectuais do espaço Ibero-Americano na época contemporânea. Alguns dos seus trabalhos têm sido publicados, desde então, na Revista Intellèctus.

Em 2005, a 2ª edição ocorreu na Universidade de Coimbra (Portugal), por iniciativa do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

No ano subsequente, a 3ª edição do evento regressou ao Brasil e foi acolhido pela Universidade Federal de Juiz de Fora e foi organizado em conjunto com o PPCIS-UFJF tendo contado com o apoio da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação.

O 4º colóquio foi realizado no Museu de Ciências da Universidade de Coimbra, no ano de 2007, e integrou a agenda do Ministério da Cultura de Portugal no âmbito das comerorações dos 200 anos de transferência da Corte Portuguesa para o Brasil.

Em 2008, o Tradição (5ª edição) foi novamente acolhido na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, contando mais uma vez  com o apoio da FAPERJ e integrou as comemorações dos 100 anos de transferência da Corte Portuguesa para sua área colonial na América.

A 6ª edição, realizada em 2009,  foi mais uma vez dinamizada pelo Centro de Estudos do Século XX da Universidade de Coimbra.

No ano seguinte, o evento (7º colóquio) foi realizado em São Paulo, resultando de uma parceria entre o Núcleo de Estudos Ibéricos da UNIFESP e o Instituto Cervantes, contando com o apoio da FAPESP. 

Em 2011, o encontro (8ª edição) teve lugar, novamente na Universidade de Coimbra, contando com a participação de centenas de pesquisadores da América Latina e Europa.

O 9º colóquio foi realizado no Rio de Janeiro na UERJ no ano de 2012 e uma vez mais teve o apoio da FAPERJ. Este Colóquio reuniu na UERJ mais de 100 pesquisadores de diversos países latino-americanos e europeus.

O 10º Colóquio foi realizado em 2014 na Universidade de Cádiz/Espanha e teve o apoio do Ministério das Finanças da Espanha e contou com mais de 200 pesquisadores. O Colóquio foi realizado juntamente com o XIV Congresso Nuestro Patrimonio Comum, atividade integrante da Associação de História Atual da Universidade de Cádiz.

O 11º Colóquio foi realizado na UERJ, em novembro de 2015, e também contou com o apoio da FAPERJ além do apoio recebido da AHA/Universidade de Cádiz e da Université de Paris X.  O Colóquio contou com a participação de mais de 100 pesquisadores oriundos de diferentes países europeus, latino-americanos e de diversas instituições brasileiras.

Dando, portanto, prosseguimento à agenda  o XII Colóquio Internacional está programado para ser realizado, na cidade do Porto, na Universidade Católica, no período de 18 a 21 de julho de 2017. Este evento é promovido Centro de Estudo de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, pelo Grupo de Investigação “Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, pela Asociacíon de Historia Atual da Universidade de Cádiz e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.