Ciclo de Seminários de História Religiosa 2018

O Seminário de História Religiosa 2018, organizado pelo CEHR.Porto, será subordinado ao tema “PATRIMÓNIO E RELIGIÃO: Diálogos e(m) permanência”

Da noção ciceroniana de religião como processo de “releitura” (relegere) ou, no dizer de Lactâncio e Sto. Agostinho, como expressão de “religação” (religare) ontológico-existencial entre Homem e Divino, um dado fundamental emerge como transversal e permanente: a múltipla consubstanciação de tais dinamismos num sem número de manifestações que, considerados na sua individualidade ou no seu conjunto, enformam o que se pode designar como identidade histórico-cultural (porque cultual) da Humanidade. Neste contexto, o debate académico sobre estas múltiplas concretizações (da arquitetura à literatura, da música à arquivística, para citar apenas alguns dos respetivos universos) é tarefa de suprema relevância para a compreensão não apenas de tal dinâmica relacional (Homem-Divino), mas igualmente e sobretudo da própria identidade como processo in fieri. Assim, o presente ciclo do Seminário de História Religiosa, levado a cabo no contexto da comemoração do “Ano Europeu do Património Cultural”, propõe-se abarcar um conjunto diversificado de temáticas que se consideram cronológica e geograficamente significativas para um aprofundamento do conhecimento e compreensão dos “diálogos e(m) permanência” entre os universos patrimonial e religioso no contexto português.
 
Este Ciclo será constituído por 10 sessões, de entrada livre e destinadas não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nestas matérias. As referidas sessões terão lugar de fevereiro a julho (seis sessões) e de setembro a dezembro (quatro sessões), na terceira segunda-feira de cada mês (à exceção das sessões de julho e dezembro, conforme indicado), entre as 18h00 e as 20h00, nas instalações da Universidade Católica Portuguesa - Porto – Campus da Foz.

 

Data Tema Investigador(es) palestrante(s)
19
Fevereiro
Inventário na Diocese do Porto Comissão Diocesana de Infraestruturas e Bens Culturais
19
março
Entre Ontem e Hoje. Valorização patrimonial do tecido litúrgico-musical português (séculos XVI-XVII) Paulo Estudante (CEAC-UC)
16
abril
Preservação e salvaguarda de pintura mural portuguesa dos séculos XV e XVI Paula  Bessa (ICS-UM)
21
maio
A urgência de tratar os arquivos de entidades eclesiásticas Helena Osswald (CITCEM-UP; CEHR-UCP)
18
junho
Património literário e cultura monástica: A biblioteca do Mosteiro de Arouca Maria de Lurdes Correia Fernandes (FLUP; CEHR-UCP; CITCEM-UP)
9
julho
Projeto de salvaguarda e dinamização dos bens culturais na Diocese de Viseu Maria de Fátima Eusébio (Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu)
17
setembro
Temáticas religiosas em criações artísticas contemporâneas - sessão cancelada Maria Leonor Barbosa Soares (CITCEM-UP)
15
outubro
Artistas portugueses contemporâneos no espaço religioso: Entre comunhão e confraternização Laura Castro (Escola das Artes-UCP)
19
novembro
A(s) igreja(s) no Porto: Património moderno ao serviço das comunidades João Luís Marques  (CEAU-FAUP)
10
dezembro
Da teoria à prática: Gestão e salvaguarda dos Bens Culturais da Igreja em Portugal Sandra Costa Saldanha (CEAACP-UC; Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja)

 

Ver Cartaz

 

Local e Horário: Centro Regional do Porto da UCP (Foz) | 18.00h - 20.00h | (entrada livre)

Contactos: Telefone: (+351) 226 196 200 | (extensão 106) | E-mail: cehr.porto@porto.ucp.pt