Ciclo de Seminários de História Religiosa 2018

O Seminário de História Religiosa 2018, organizado pelo CEHR.Porto, será subordinado ao tema “PATRIMÓNIO E RELIGIÃO: Diálogos e(m) permanência”

Da noção ciceroniana de religião como processo de “releitura” (relegere) ou, no dizer de Lactâncio e Sto. Agostinho, como expressão de “religação” (religare) ontológico-existencial entre Homem e Divino, um dado fundamental emerge como transversal e permanente: a múltipla consubstanciação de tais dinamismos num sem número de manifestações que, considerados na sua individualidade ou no seu conjunto, enformam o que se pode designar como identidade histórico-cultural (porque cultual) da Humanidade. Neste contexto, o debate académico sobre estas múltiplas concretizações (da arquitetura à literatura, da música à arquivística, para citar apenas alguns dos respetivos universos) é tarefa de suprema relevância para a compreensão não apenas de tal dinâmica relacional (Homem-Divino), mas igualmente e sobretudo da própria identidade como processo in fieri. Assim, o presente ciclo do Seminário de História Religiosa, levado a cabo no contexto da comemoração do “Ano Europeu do Património Cultural”, propõe-se abarcar um conjunto diversificado de temáticas que se consideram cronológica e geograficamente significativas para um aprofundamento do conhecimento e compreensão dos “diálogos e(m) permanência” entre os universos patrimonial e religioso no contexto português.
 
Este Ciclo será constituído por 10 sessões, de entrada livre e destinadas não apenas a investigadores mas igualmente ao público em geral interessado nestas matérias. As referidas sessões terão lugar de fevereiro a julho (seis sessões) e de setembro a dezembro (quatro sessões), na terceira segunda-feira de cada mês (à exceção das sessões de julho e dezembro, conforme indicado), entre as 18h00 e as 20h00, nas instalações da Universidade Católica Portuguesa - Porto – Campus da Foz.

 

Data Tema Investigador(es) palestrante(s)
19
Fevereiro
Inventário na Diocese do Porto Comissão Diocesana de Infraestruturas e Bens Culturais
19
março
Entre Ontem e Hoje. Valorização patrimonial do tecido litúrgico-musical português (séculos XVI-XVII) Paulo Estudante (CEAC-UC)
16
abril
Preservação e salvaguarda de pintura mural portuguesa dos séculos XV e XVI Paula  Bessa (ICS-UM)
21
maio
A urgência de tratar os arquivos de entidades eclesiásticas Helena Osswald (CITCEM-UP; CEHR-UCP)
18
junho
Património literário e cultura monástica: A biblioteca do Mosteiro de Arouca Maria de Lurdes Correia Fernandes (FLUP; CEHR-UCP; CITCEM-UP)
9
julho
Projeto de salvaguarda e dinamização dos bens culturais na Diocese de Viseu Maria de Fátima Eusébio (Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu)
17
setembro
Temáticas religiosas em criações artísticas contemporâneas Maria Leonor Barbosa Soares (CITCEM-UP)
15
outubro
Artistas portugueses contemporâneos no espaço religioso: Entre comunhão e confraternização Laura Castro (Escola das Artes-UCP)
19
novembro
A(s) igreja(s) no Porto: Património moderno ao serviço das comunidades João Luís Marques  (CEAU-FAUP)
10
dezembro
Da teoria à prática: Gestão e salvaguarda dos Bens Culturais da Igreja em Portugal Sandra Costa Saldanha (CEAACP-UC; Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja)

 

Ver Cartaz

 

Local e Horário: Centro Regional do Porto da UCP (Foz) | 18.00h - 20.00h | (entrada livre)

Contactos: Telefone: (+351) 226 196 200 | (extensão 106) | E-mail: cehr.porto@porto.ucp.pt