Revista "Humanística e Teologia - dezembro 2018"

As questões de género podem ser vistas de diversos modos. Desde um ponto de vista teológico, o que nos ocorre, desde logo, é apreciar uma evolução moral da nossa cultura que vai na direção de dar ao ser humano a possibilidade de viver melhor a sua identidade, nunca acabada, e de poder ver-se acolhido de maneira mais harmónica nas instituições que lhe balizam a vida. Claro que as reivindicações de género não são apenas isto que se mostra a um olhar benevolente. A sua indefinição antropológica e o experimentalismo ético que as move, com frequência, levam por caminhos de insensatez e de contracultura. Diante disso, a teologia não pode deixar de lançar um olhar crítico e mesmo de desencadear uma oposição declarada. Se as reivindicações de género supõem um anulamento da diferença entre o feminino e o masculino e a afirmação de uma indiferenciação cinzenta dos indivíduos, então a teologia luta convictamente por um valor que, do seu ponto de vista, se encontra na constituição mais originária do mundo, ou seja, a diferença sexual, que é a primeira forma de comunicação e de aproximação entre os seres humanos.

Esperamos que os textos que integram o dossiê deste volume possam dar um contributo para fazer pensar e para construir uma crítica lúcida do mundo em que vivemos.

Com este número, a revista Humanística e Teologia despede-se dos seus leitores, após quatro décadas de publicação do trabalho teológico que se faz no Porto. Por deliberação da Faculdade de Teologia, desaparecem na sua forma costumada as revistas Theologica, Didaskalia e Humanística e Teologia, que têm sido publicadas respetivamente nas escolas integrantes da Faculdade, em Braga, Lisboa e Porto. Doravante, iniciará publicação uma revista comum, a Revista Portuguesa de Teologia, com igual periodicidade.

A quem nos leu e acarinhou durante todos estes anos, agradecemos penhoradamente. E pedimos que deem as boas-vindas à nova revista, que leva sobre os seus ombros a tarefa de exprimir o melhoramento do trabalho teológico que se faz no nosso país.

Sumário

Um horizonte para as questões de género

 

Secção 1 – Dossiê
1.1. Carlos M. Gonçalves e Ana M. Silva
O Género e as questões das diferenças identitárias: (In)Formar é urgente, Amar é essencial
1.2. Maria Manuela Brito Martins
Questões sobre a ‘teoria do género’ na história da tradição filosófica grega
1.3. Bernardo Corrêa d’Almeida
Um olhar sobre o Ser humano segundo as Sagradas Escrituras
1.4. Alexandre Freire Duarte
Um “antídoto” para a “ideologia de género”. O amor no “Cântico dos Cânticos” na companhia dos místicos cristãos
1.5. João Manuel Duque
A família e a ideologia de género: natureza ou contexto?
1.6. Jorge Cunha
Teologia moral e questões de género

 

Secção 2 – Vária
2.1. Marciano Vidal, C. SS. R.
La sexualidad conyugal entre la procreación y la comunión. Relecturas de la Humanae Vitae (1968)
2.2. Donizete José Xavier
O Papa, o teólogo e o poeta. Uma análise da linguagem poética e metafórica de Francisco à luz da filosofia da linguagem de Paul Ricoeur
2.3. Alexandre Freire Duarte
O discernimento inaciano: pondus hermenêutico do pontificado de Francisco

 

Secção 3 – Bibliografia
3.1. Recensões
3.2. Revistas recebidas

 

A assinatura da revista custa 30 € para dois números anuais. Os alunos da Faculdade de Teologia têm um desconto de 50% na assinatura.

O número que acaba de publicar-se encontra-se disponível para compra pelo preço de 15 €.

Pode ser realizada para o seguinte endereço:

Revista Humanística e Teologia

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Rua Diogo Botelho, 136 | 14169-005 Porto

Tel. 22 619 62 71 | Fax. 22 619 62 911 | mail humanteol@porto.ucp.pt.