Revista "Humanística e Teologia - dezembro 2016"

O mais recente número da revista da Faculdade de Teologia – Porto versa sobre a questão dos refugiados. É um interessante exemplo de como uma questão de atualidade pode ser tratada com muito proveito pela teologia.

Um amplo dossier trata o assunto dos migrantes e refugiados desde a perspetiva teológica e filosófica. Dos vários textos emerge a necessidade de pensar o movimento interminável de seres humanos que deixam a sua terra, onde domina a guerra ou a miséria, para buscarem outras condições em que a vida seja possível. O assunto é vista à luz da tradição bíblica, onde a existência humana aparece caracterizada pela mobilidade e pela hospitalidade. A história humana é uma história “em trânsito”, segunda a palavra de um dos textos. O ordenamento do mundo de hoje tem muito que aprender com a amplitude de horizontes que a teologia e filosofia podem abrir, de forma que todos os seres humanos podem encontrar pátria e cultura onde existir, para lá dos poderes e interesses que condicionam negativamente as condições de habitar o mundo em diversas lugares. Autores como Florinda Martins, Karin Wondracek, Virgínia Buarque, Marcelo Saldanha, Jorge Cunha desenvolvem diferentes visões sobre a vida humana à procura de um contexto que supere a violência e a miséria, neste mundo que tem em Deus a sua origem e a sua providência. Uma entrevista a Mariana Barbosa, coordenadora, em Lesbos, dos voluntários da Plataforma de Apoio aos Refugiados, dá entrada numa problemática para que o Papa Francisco tanto tem chamado a atenção.
Outros textos enriquecem este número, como a filosofia da história de Silva Cordeiro, o ensino de Martin de Ledesma na Universidade de Coimbra do séc. XVI ou a figura de Gustavo Gutiérrez.

A Revista pode ser encontrada na livraria da UCP de Lisboa e do Porto.

Para um melhor conhecimento do conteúdo da revista deixamos o seu sumário:

Secção 1 – Dossiê

1.0. Jorge Teixeira da Cunha
Entrevista com a Prof. Mariana Barbosa sobre refugiados e migrantes
1.1. Jorge Teixeira da Cunha
Refugiados e migrantes na fronteira da vida
1.2. Karin Hellen Kepler Wondracek
Refugiados na vida-grafia – Uma aproximação a partir de Michel Henry
1.3. Florinda Martins
A pátria de O Marinheiro, de o menino sírio, da jornalista da CNN e do pediatra – Fernando Pessoa, Omran Daqneesh, Kate Bolduan, Abu al-Baraa
1.4. Virgínia Buarque
Por uma história “em trânsito”
1.5. Marcelo Ramos Saldanha | Henrique Echeverria
Cultura e o chão comum da vida
1.6. Maria Aparecida da Silveira Brígido | Lia Dauber
Migrantes. Considerações sobre os sentimentos frente ao estrangeiro
1.7. Magda Medianeira de Mello | Natacha H. de Oliveira Becker
Efeitos do padecimento na subjetividade dos retirantes na obra literária: Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Secção 2 – Vária

2.1. Maria Manuela Brito Martins
Em torno da filosofia da história – Problemas e debates em autores portugueses na segunda metade de Oitocentos: Joaquim António da Silva Cordeiro
2.2. Bernardo Corrêa d’Almeida
Terrorismo religioso no quadro da psicologia social
2.3. Mª Idoya Zorroza
Un discípulo salmantino en Coímbra: Martín de Ledesma
2.4. Adam S´wiez.yn´ski
In the search for symbolic meaning of the Genesis “fruit”
2.5. Gonçalo Pereira Diniz, OP
Gustavo Gutiérrez: um discípulo de Bartolomeu de Las Casas no mundo de hoje

Secção 3 – Bibliografia

3.1. Recensões
3.2. Revistas Recebidas

A assinatura da revista custa 30 € para dois números anuais. Os alunos da Faculdade de Teologia têm um desconto de 50% na assinatura.

O número que acaba de publicar-se encontra-se disponível para compra pelo preço de 15 €.

Pode ser realizada para o seguinte endereço:

Revista Humanística e Teologia
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Rua Diogo Botelho, 136 | 14169-005 Porto

Tel. 22 619 62 71 | Fax. 22 619 62 911 | mail humanteol@porto.ucp.pt.